terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Insegurança Alimentar. Isso tem que acabar!

Por favor leia até o fim e se concordar repasse dando RT ou postando no Facebook. Se queremos mudar alguma coisa temos que começar a fazer o que podemos!
Queridos amigos e  amigas!

Quem vai periodicamente ao supermercado ou feira livre pode confirmar o que vou escrever aqui.
O preço dos alimentos frescos tem subido absurdamente. Enquanto a oferta de opções de produtos industrializados está cada vez maior e seus preços mais atraentes. Estamos indo por um caminho que pode ser sem volta como já ocorre na América. Um exército de obesos que tem sua saúde comprometida por conta de uma grande ingesta de alimentos pouco ou nada saudáveis. Será que realmente não a nada a se fazer para que essa situação não se consolide?
Será que em um país como o nosso os alimentos devem custar o que custam? Você pode pensar que exagero! Mas não é.
Veja o preço da carne fresca tem subido exageradamente nos últimos meses, então você confronta com o preço da salsicha, do hambúrguer e outros e qual a resposta obvia para o brasileiro médio? Comprar o industrializado que além de tudo é mais rápido de fazer.
Eu não tenho nada contra uma vez que outra me valer desse tipo de recurso, mas fazer disso uma rotina?
Você vai comprar frutas, verduras e legumes quantas pessoas podem comprar todas as semanas, por exemplo, mais de um quilo de tomate se ele está custando até R$4,00  e um quilo não é nada para alimentar uma família durante a semana. O governo tem que se preocupar com isso, principalmente por que a longo prazo com certeza representará um crescimento de problemas na área da saúde pública, que atende as pessoas que por necessidade vão se valer desses recursos.
Nos Estados Unidos a primeira dama Michelle Obama até fez uma horta na Casa Branca para incentivar o consumo de alimentos frescos para melhorar a qualidade da alimentação e mudanças de hábitos alimentares. 
Nós estamos indo na contra mão, vendo os problemas surgirem e nada sendo feito. O problema é bem maior do que um simples cálculo inflacionário. Sim estou usando o termo inflação pois ela voltou, está mascarada e silenciosa, mas está lá nos comendo pelas bordas e nada  tem sido  feito para dete-la e toda dona de casa e todo chefe de família sabe disso. Alguns até nem precisam se preocupar mas a grande maioria sim.
Está na hora de se voltar os olhos para o problema alimentar que está crescendo a cada dia, pois embora tenhamos hoje como apontam as pesquisas um crescimento de obesos no país, isso deve ser traduzido como um grande número de pessoas que comem mau, de forma insegura para sua saúde e outro tanto que estão inseguros por que não tem acesso durante todo o mês a uma alimentação adequada que garanta as suas necessidades básicas.
Com certeza muito pode ser feito.O problema é despertar a sensibilidade dos que podem fazer algo sobre isso quando ainda se pode mudar a situação. Politicas públicas em prol da segurança alimentar podem ser criadas é tudo questão de vontade. Está mais do que na hora de olhar de frente para esse problema, juntamente com a erradicação da miséria pois ambos são danosos ao povo brasileiro.
Não sou política, não sou candidata a nada, apenas sou uma dona de casa que não se sente satisfeita com não conseguir trazer para casa a quantidade de comida fresca ideal para minha família em vista dos preços praticados. O que posso fazer é escrever este e-mail e passar adiante e se você concordar comigo e também se sentir preocupado com essa situação passe adiante. Quem sabe chega a alguém que possa fazer algo para melhorar essa situação. Os últimos acontecimentos no mundo têm mostrado que quando o povo se une e mostra sua insatisfação algo pode mudar. Pense nisso! Neste momento este texto é a nossa ferramenta para tentar corrigir o que está errado.
Abraços a todos,
 
Celina Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...