domingo, 20 de fevereiro de 2011
Entenda o protocolo e o dress code do casamento do Príncipe William
Quando se trata de realeza existem muitos protocolos a serem seguidos e nós aqui no Brasil e outros países em que não se tem uma família real atuante junto ao governo não estamos familiarizados com toda essa pompa . Então resolvi fazer este post para tentar deixar clara algumas questões protocolares implícitas no convite de casamento do Princípe William para permitir uma melhor compreensão do assunto.
A Rainha como membro mais importante e chefe do clã real está convidando para a cerimônia, daí estar impresso no cartão o seu emblema e não se fazer menção formal aos pais dos noivos.
O convite deixa claro que a organização do evento está a cargo do Lord Chamberlain que entre outras atribuições legais é uma espécie de Chefe do Cerimonial da Casa Real Britânica e tem ingerência sobre todas as cerimônias que envolvam a participação da Rainha. Apesar disso o casamento não deve ser considerado um "evento oficial de estado" já que William não é rei. Por conta disso inclusive se especula quanto a lista oficial de convidados que pode não incluir autoridades de outros países.
A forma de tratamento do noivo é referente ao seu título nobiliárquico e não seu sobrenome, portanto é nomeado como Sua Alteza Real Príncipe William de Gales, KG que é a Ordem a qual ele foi distinguido como Real Cavaleiro e a noiva por ainda não ter título de nobreza é tratada formalmente como senhorita Catherine Middleton.
A data 29 de abril foi escolhida considerando que já será primavera na Europa e em fins de abril as temperaturas estão mais amenas o que facilita ao sem número de populares que vão acompanhar pelas ruas o desenrolar do evento.
O local da cerimônia como não poderia deixar de ser é a Abadia de Westminster onde também se casou o Príncipe Charles.
O convite expressamente determina que os convidados devam confirmar presença através do escritório do Lord Chamberlain no Palácio de Buckingham.
O convite sugere que os convidados vistam uniformes militares, casaca ou terno de negócios. Vamos entender melhor esta parte do dress code. Para os que podem usar uniforme militar, fica claro que esta escolha precede qualquer outra.
Inclusive o próprio noivo vestirá uniforme assim como o fez seu pai no dia do casamento. Ainda não se sabe oficialmente se ele usará o uniforme escarlate, que é a roupa de cerimônia da Guarda Irlandesa do Exército Britânico já que William foi nomeado coronel da Guarda Irlandesa do Exército Britânico ou se usará o uniforme da Força Aérea Real como havia sido anunciado anteriormente.
Entenda-se que no caso dos uniformes só é admissível que se use o uniforme de gala, sendo uma excelente oportunidade para ostentar medalhas e condecorações.
Para os civis o uso da casaca é mais adequado do que o terno que deve ser completo formal e escuro e de nenhuma forma se admite o uso de smoking ou trajes mais informais.
Para as mulheres se espera o correspondente ao traje de gala masculino, levando em consideração o horário da cerimônia 11 da manhã e se tratar de uma cerimônia religiosa na Abadia.
Tenho certeza que veremos roupas em tecidos nobres, sem exageros em brilhos, transparências, decotes e fendas. Muitos adereços de cabeça e chapéus, que as britânicas sabem usar muito bem. Mas vamos aguardar e ver.
Eu tinha 16 anos quando assisti ao vivo pela TV, ao casamento do Príncipe Charles e lembro muito bem da magnitude do evento, sua beleza e formalidade. É um evento imperdível ver agora o casamento do Príncipe William, não creio que teremos muitas alterações no cerimonial, uma vez que estes ritos nunca mudam apenas se adaptam um pouco aos dias atuais. É esperar para ver!
Foto: Reprodução
Fonte: Revista People
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário