segunda-feira, 7 de março de 2011

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Escolha seu GIF
Terminou nesta última sexta-feira, dia 04 de março, na sede da ONU em Nova York, a 55ª sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres. Durante duas semanas, representantes de vários países debateram formas de eliminar desafios para mulheres e meninas. Um dos temas mais citados nas discussões foi a disparidade salarial entre homens e mulheres em todo o mundo. Este problema mostra que apesar de conquistas, o preconceito ao sexo feminino ainda existe em muitas sociedades. Os temas discutidos no encontro da ONU são: igualdade de gênero, educação de mulheres e crianças e trabalhos decentes. O evento também debateu políticas concretas para que as mulheres possam avançar na sociedade em todo o mundo. A sessão ocorre uma vez ao ano e encaminha as sugestões para serem aprovadas pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. 
Infelizmente estes não são os únicos problemas que as mulheres ainda enfrentam. Hoje as mulheres de uma forma geral sofrem além do preconceito, com a violência. Elas são vítimas de violência principalmente doméstica, além de outros sem número de agressões e abusos principalmente sexuais que vitimam mulheres em todo o mundo. As mulheres em todos os países são com certeza as que mais sofrem com todo tipo de descaso, com a falta de empregos, segurança, com a ineficiência de políticas públicas para a melhoria real da educação, saúde e da economia como um todo, pois as mulheres, elas sofrem como cidadãs, como esposas, companheiras, chefes de família e como mães. Enfim todas as mulheres de uma forma ou outra sentem os reflexos dos problemas da sociedade moderna e ainda por cima dificilmente você encontrará uma mulher que não tenha sentido em algum momento de sua trajetória algum tipo de preconceito por ser mulher. Mas eu tenho esperança em tempos melhores para as mulheres, para seu acesso em igualdade de condições a empregos de todo tipo inclusive para altos cargos em empresas públicas e privadas e cargos eletivos. 
Tempos estes em que tenhamos eficientes políticas de saúde pública, educação, segurança pública, uma economia saudável, um judiciário moderno e ágil, enfim estruturas que permitam a todas as pessoas, independente de gênero, desfrutarem da paz e prosperidade, no mais amplo sentido desta expressão.
Por enquanto, enquanto esse dia não chega, fiquem com meus votos de um Feliz Dia Internacional da Mulher! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...