National Gallery - London - Reprodução Internet
O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de Novembro.
Esta é uma data dedicada a celebração e homenagem de todos os santos e mártires da Igreja. Supostamente, a ideia de homenagear todos os santos mártires teria começado por volta do ano 835 d.C, quando a Igreja Católica Romana decidiu dedicar o dia 1º de Novembro a todos aqueles que se dedicaram a uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, mediante alguma celebração específica.
Vale lembrar que o Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o Ocidente, enquanto que no Oriente a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.
Assim, a Igreja Católica celebra a Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos-os-Santos) no dia 1 de novembro sendo seguido pelo Dia de Finados em 2 de novembro.
A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa, tal como a Igreja Católica Oriental. Por sua vez a Igreja Anglicana celebra o dia de Todos os Santos com o mesmo significado que nas Igrejas Católica e Ortodoxa. E na Igreja Luterana, o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou, pelo que o significado da celebração também é quase idêntico ao de outras igrejas cristãs.
Fonte: calendarRBrasil e Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário