quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Curiosidades : 7 de Setembro
Independência do Brasil


Com certeza, existem pontos que algumas pessoas, não conhecem sobre esta data, para isso fiz este post. Além de claro homenagear a data.



Logo após a volta da Família Real a Portugal, as ações de  D. Pedro, fizeram com que a corte portuguesa se mobilizasse em pedir a sua volta imediata para Portugal. 
No início de 1822, D. Pedro, desobedecendo ordens expressas de Portugal se recusou a abandonar o Brasil.
A data era 09 de janeiro, o dia que ficou conhecido como Dia do Fico.
Diante deste fato, as indisposições entre Portugal e Brasil continuaram ao longo do primeiro semestre de 1822. 
Foi um período de intensas discussões e propostas direcionadas à efetivação da independência, D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a 
Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Na prática esta conclamando o povo a lutar pela independência.

Alcançado em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, durante uma viagem que fizera a Minas Gerais e São Paulo, dom Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Indignado, Dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, a célebre frase : Independência ou Morte !

Resultado de imagem

A tela “O Grito do Ipiranga” do pintor paraibano Pedro Américo.
A tela que ficou pronta em 1888, foi feita sob encomendada ao artista pelo governo de D. Pedro II para exaltar  D. Pedro I e rememorar o nascimento da nação e do Império Brasileiro.

Em 1° de dezembro, como apenas 24 anos, o príncipe, regente era coroado Imperador, recebendo o título de dom Pedro I. 

Resultado de imagem

A obra, Coroação de Dom Pedro I, executada pela artista francês, Jean-Baptiste Debret, ficou pronta em 1828.
Ela retrata a coroação do Imperador pelo Bispo do Rio de Janeiro, José Caetano da Silva Coutinho na Capela do Palácio Imperial .



      

Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às quatro horas da tarde do mesmo dia do Grito do Ipiranga, 7 de setembro de 1822, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos. 
Este hino de início foi adotado como Hino Nacional, mas com a  abdicação de Pedro I, o hino foi substituído pela melodia do atual Hino Nacional.







Obra do pintor carioca Augusto Bracet, pintada em 1922, retrata D. Pedro I , compondo a melodia do Hino à Independência.
Este quadro foi pintado por encomenda do Governo Federal, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência.


Fotos: Reprodução - Internet
Fontes: Wikipédia, Site Brasil Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...