Antes de escolher o que servir , é bom saber algumas diferenças entre os vinhos gaseificados!
Para começar é bom entender que todos os citados são vinhos fermentados de uva, visivelmente gaseificados em que se encontra a presença de CO2, ou seja popularmente falando gás carbônico.
Comecemos pelo Champanhe :
O champanhe é um vinho branco ou rosé espumante, produzido obrigatoriamente à base apenas das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier. Só pode ser técnica e legalmente chamado de champanhe o fermentado de uva que for produzido na região de Champagne,no nordeste França.
Espumantes :
Por sua vez, são chamados de espumante ou sparkling wine todo vinho que sofre duas fermentações naturais. A primeira é a fermentação alcoólica, comum de todos os vinhos, que transforma o açúcar da uva em álcool e que ocorre em tanques ou barris de carvalho. A segunda, onde o espumante adquire a efervescência, tanto pode ocorrer em tanques de aço inox pressurizados, conhecido como método charmat , como podem ser feitas na própria garrafa, método champenoise ou método tradicional ou ainda método clássico.
Alguns Tipos de Espumantes :
Prosecco :
Os proseccos são vinhos espumantes, elaborados unicamente pelo método charmat, onde a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de aço inox e não na própria garrafa.O termo Prosecco fica reservado para a região italiana produtora do vinho, que além do Veneto agora também estão incluidas as áreas do Friuli.
Cavas:
Cavas é o espumante produzido na Espanha, na região da Catalunha e de Penedés.
Asti :
Espumante originário da Alemanha, que possui uma doçura típica da fruta com que foi produzido. O sekt de tipo seco é chamado de Trocken.
Agora vamos falar um pouco sobre os Frisantes:
O vinho frisante é um produto com pouco gás carbônico, que é produzido naturalmente do processo de fermentação da uva, tendo praticamente a metade do gás carbônico encontrado nos espumantes.
O frisante fermenta somente uma vez e é a partir dessa única fermentação que é produzido o gás carbônico.
Os mais conhecidos frisantes são os produzidos na Itália, conhecidos como Lambruscos.
Bom este post teve o intuito de esclarecer algumas das dúvidas mais comuns, sobre o tema.
O assunto é delicioso e muito extenso , então este pode ser um ponto de partida.
Fotos:Reprodução Internet - Google
Fonte: Clube dos Vinhos, Adega do Vinho, Pecado de Vinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário