segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Gastronomia: Brunch - Saiba Mais
Sobre esta boa opção na hora de reunir familiares e amigos.

 


O "brunch" é sem dúvida uma das boas invenções dos americanos.
Por ser uma mistura de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço), agrega as vantagens destas duas refeições em um formato mais prático.


Resultado de imagem para mesa de brunch

O horário que deve constar do convite fica entre 10:30 e 11:00 da manhã.
A mesa obrigatoriamente deverá estar pronta com antecedência para que quem for chegando possa se servir e deverá ficar posta até que o último convidado se retire para que todos possam se servir ou repetir a medida que der vontade ou fome.
O legal do brunch é que a dona da casa não precisa servir aos convidados, o que permite que aproveite mais a comemoração.
Por isso esteja atenta para que todos os itens do serviço como copos, talheres, pratos, guardanapos e utensílios que serão usados para  servir os pratos, estejam na mesa e em quantidades suficientes com uma margem de sobra.
Super eclético o brunch serve para muitas ocasiões: comemorações matinais de batizado, casamento e primeira comunhão, e até mesmo para aniversários de pessoas que gostam de comemorar, mas não na balada e por que não apenas para reunir a família e os amigos em uma manhã de domingo.
Então nesse universo de possibilidades o que servir?
Basicamente serve-se tudo o que estamos acostumados a ver em um super café da manhã e alguns pratos.

Vamos a minha sugestão de Buffet:

Para beber: coloque garrafas térmicas com café, leite e água quente para o chá.
Use saquinhos de várias qualidades que devem ficar expostos para cada um escolher e fazer o seu.
Não se esqueça de colocar açúcar e adoçante!
Complete com sucos, águas saborizadas e refrigerantes.

Comece as comidinhas com pães e torradas em todas as suas variações, queijo branco, amarelo, requeijão, presunto, peito de peru, salaminho, mel, geleia, iogurte, tortas e quirches salgadas, cuscuz, saladas de folhas, lembrando-se de deixar os molhos à parte, coalhada fresca e seca, mini salsichas, esfihas e outros salgadinhos e por fim frutas e doces.
Se for o caso um bolo pode ser servido ao final com um espumante não alcoólico para marcar um momento especial da comemoração.

É claro que todos estes pratos não são necessários.
A escolha é sua.
E também você pode ter iguarias mais sofisticadas como patês variados e salmon defumado.
Enfim, você é quem vai construir o seu cardápio, apenas estou dando uma noção.
Como se trata de uma comemoração matinal não é obrigatório que sejam servidas bebidas alcoólicas, o que, aliás, está sendo uma opção cada vez mais adotadas nos eventos principalmente por causa da Lei Seca.
Inclusive aqui no Blog você encontra várias opções de bebidas não alcoólicas para comemorações.
Porém, se resolver servir algo alcoólico não o faça antes da uma da tarde.
E não se esqueça que o brunch tem um horário para começar como falei mas seu término vai depender muito da animação dos convidados e pode se estender até por volta das cinco da tarde, assim esteja preparada!

Em meu post "Calculando Quantidades" que fiz para o Natal dá para você ter uma noção de o que e quanto comprar para montar esse buffet não são os mesmos itens, mas a metodologia dará uma boa visão das compras a serem feitas.

No mais é só chamar a turma e se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...