sexta-feira, 1 de junho de 2012

Culinária: Comidas para Festas Juninas



Junho chegou e com ele as festas Juninas. Para quem está pensando em juntar os amigos e fazer a festança deixo aqui uma sugestão de cardápio que deve ser fácil, super simples e claro delicioso !!
Você tem três opções de data para fazer sua festa: Pode ser no dia de Santo Antônio (13/6),
no São João (24/6) ou no São Pedro (29/6) e claro em qualquer outro sábado que te der na telha entre os dias 02 e 30 de junho ! Afinal a festa é sua e o que vale é a diversão.

Uma festa Junina não precisa de um jantar elaborado muito menos um cardápio sofisticado.
O negócio é fazer tudo para servir em pequenas porções para que todos se sirvam do que querem e gostam. Principalmente sem desperdícios.

Capriche na decoração! Surpreenda a todos montando um bonito arraial e claro preparando um playlist que vai garantir a animação durante toda a festa.

Na chegada:

Se for possível uma boa dica é ter uma pessoa recebendo seus convidados e oferecendo  a eles pequenos  saquinhos de pipoca com amendoins torrados tudo bem salgadinho e quentinho. Os saquinhos devem ser pequenos mesmo e o  ideal é que sejam acompanhados de guardanapos descartáveis. Isso vai distrai-los enquanto os demais não chegam.

Entradas:

Depois de um tempo quando a maioria dos convidados tiver chegado que tal servir uma rodada de pastéis? Escolha dois sabores no máximo para não dar muito trabalho. Sugiro um de carne e outro de queijo e só! Sirva os dois sabores ao mesmo tempo, mas de forma separada pois sempre tem quem goste mais de um do que de outro.
 
Depois uma boa dica é passar uma rodada de polenta frita bem sequinha. Ela pode ser servida em pequenos cones de papel formando porções umas 3 ou 4 polentinhas em cada cone, dependendo do tamanho. As polentas podem ser fritas com alguma antecedência e aquecidas no forno na hora de servir.

Nesta altura uma rodada de mini cachorro quente servido em bisnaguinhas vai fazer o maior sucesso, mas não precisa ter muito tempero eles podem estar apenas no molho de tomate ou serem servidos com um filete de mostarda.

Para completar sanduíches de carne louca servidos em mini pão francês (não esqueça os pães devem ser encomendados com antecedência). Atenção a carne louca pode estar fria, mas não deve estar gelada.Tire da geladeira com antecedência !!

Tudo isso foi apenas para a entrada agora vamos ao jantar em si que não precisa ser servido muito cedo em vista das guloseimas já servidas.

O jantar:

Monte um buffet que pode ser servido com pratos descartáveis mesmo, afinal o espírito das festas juninas é absolutamente informal, apenas tenha o cuidado de usar pratos de boa qualidade mais resistentes.

Neste Buffet você pode oferecer as seguintes iguarias:

Cuscuz Salgado que pode ser de frango, peixe ou legumes e dependendo do número de convidados podem ser um de cada tipo. Não esqueça o ideal é que o cuscuz já esteja fatiado.

Pamonha Salgada recheada com calabresa que é irresistível.

Churrasquinho no Espeto e Farofa

Milho Verde Cozido

Batata Doce Assada e claro o Pinhão que não pode faltar.

Sobremesa:

Para sobremesa faça pequenos potinhos de arroz doce, pamonha e pequenos quadradinhos de pé de moleque !

Tenho certeza que depois de tudo isso o pessoal vai ter energia para brincar a noite toda!!

Esteja preparada para um reforço durante a noite.

Depois da sobremesa, refaça o buffet com arroz doce, pedaços de bolo de milho e de fubá, alguns sanduíches que possam ser comidos frios e mais pinhão.

Isso vai garantir que ninguém vai ficar com fome até o final da festa.

No quesito bebidas lembre-se da lei seca e disponibilize muitas opções de bebidas sem álcool.Você pode fazer substituições que vão garantir a tradição, por exemplo, o quentão pode ser feito com suco de uva ao invés de cachaça e no vinho quente use uma versão de vinho sem álcool.

Boa festa e lembre-se o que importa é se divertir e fazer o possível para que seus convidados se divirtam.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...