sábado, 11 de novembro de 2017

Especial de Natal : Ceia
Escolhendo a Carnes


Em relação as carnes a serem servidas na Ceia, se a intenção é fazer um cardápio tradicional o melhor é optar por servir Aves e ou Suínos.
Quando for decidir lembre-se do que falei anteriormente sobre quantidades,.
O segredo está nos cálculos, quantas pessoas, quantas carnes vão ser servidas, se quer propositalmente sobras para o almoço do dia seguinte, e o que mais será servido como acompanhamento.
Todas estas questões práticas devem ser decididas com antecedência para que você não se estresse e não gaste mais do que o necessário.

Como você provavelmente vai preparar mais de um acompanhamento tenha por base que em média uma quantidade de 3,5 ks de carne dá bem para servir até 8 pessoas adultas.
Hoje as marcas mais tradicionais como Sadia, Perdigão , Seara e Aurora, nos oferecem duas linhas de produtos: Aves e Suínos.
Nas aves temos o Peru, as chamadas “Aves para  Festa” e o Tender de Ave que pode ser de  Peru ou de “Ave para Festa”.
Já linha de Suínos encontramos Lombo, Pernil e Tender.



Você pode escolher um único produto ou compor o buffet com um prato de ave e um de suíno.



Estas “Aves para Festa” tecnicamente a grosso modo são similares ao frango e dele diferem por terem algumas modificações genéticas. 
Elas foram criadas com base em matrizes escocesas, mas não se iluda nunca saberemos o segredo ou o que elas são realmente. 




Agora, o que posso dizer é que a diferença entre elas e o Peru é que elas têm maior concentração de carne no peito e nas coxas.
Eu sou de um tempo em que só tinha Peru e sem tempero e a gente tinha que saber o ponto do assado era uma loucura.

A cada ano desde que surgiram as Aves para Festa tenho notado uma maior opção por elas, talvez em função do preço, pois me parece que geralmente elas são um pouco mais em conta.


O bom é que hoje em dia todos estes produtos já vêm temperados e as aves com um termômetro que avisa quando elas estão prontas.

Então o único trabalho é ler atentamente as instruções do fabricante e degustar depois de pronto.

Agora, por favor, leia atentamente as instruções do fabricante elas são fundamentais para seu sucesso !


Outra opção é o bom e conhecido “frangão” que é uma ave robusta que pode fazer as vezes ou apenas completar o cardápio de festa e tem também o Frango Defumado. O problema é encontrar os ditos próximo ao Natal.

Se você optar por um deles,  se encontrar um compre já e deixe no freezer. A tendência é que ele desapareça até o Natal.

Resultado de imagem para pernil natal


O mesmo vale para qualquer outro tipo de produto na linha de Aves ou Suínos se você quiser um de tamanho médio ou pequeno.

Próximo ao Natal elas somem das geladeiras ficando os maiores e, portanto mais caros.


Quando for ao supermercado buscar sua carne para o Natal tenha em mente qual o peso que você deseja, chegando lá leia atentamente a embalagem, veja se os temperos ou recheios se for o caso são do seu agrado.

Na dúvida e principalmente se sua festa for grande opte pelos tipos mais tradicionais e sem recheio para não correr o risco de inovar e acabar desagradando seus convidados ou a si mesmo.


Ficam aqui  sugestões de cardápio de Natal tradicional:








Para ver mais receitas digite Especial de Natal na busca do Blog !


Fotos: Montagem - Reprodução Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...