Você não quer deixar suas compras para a ceia para última hora, mas está cheia de dúvidas em relação a quanto comprar?
Esta sem dúvida é a preocupação número um de quem não tem muita experiência e vai receber os convidados para a ceia de Natal.
Calma ! Vamos pensar juntas alguns itens básicos para que você tenha uma noção de como fazer os cálculos.
Tudo para evitar desperdícios desnecessários!
Primeiro na hora das compras, vá ao supermercado com um cardápio previamente montado pensando em um plano “B” , caso não encontre algum ingrediente ou ele esteja muito caro.
Se você vai preparar patês de aperitivo calcule que cada pessoa pode comer em média umas três colheres de sopa fora os pãezinhos, torradinhas e afins. Tenha uma lista detalhada dos ingredientes que vão em cada receita e tipo de patê, isso é fundamental.
Como se sabe para o prato principal, as opções de carne mais comuns são: peru, chester, tender e pernil.
Como são vendidas em peças que pesam entre dois e quatro quilos, tem de levar em consideração que serve por volta de 8 pessoas. Leia bem a embalagem antes de se decidir.
Se você optar por comprar por quilo, aquelas peças encomendadas em açougues, calcule mais ou menos 300 a 400 gramas para cada pessoa.
Se for fazer arroz calcule que um copo americano cheio rende o suficiente para quatro pessoas.
Se decidir fazer alguma receita especial de arroz de festa, lembre que o rendimento aumenta, conforme você agrega ingredientes.
Para a farofa, calcule no mínimo quatro colheres de sopa por convidado.
Uma travessa bem grande e variada de salada serve até 10 pessoas.
As compras devem sempre seguir este critério de quantidade por pessoa sempre levando em conta que vários itens serão servidos não sendo necessário uma grande quantidade de cada item pois deve-se pensar que todos normalmente vão se servir de tudo um pouco para conseguir experimentar de tudo o que você colocou a mesa.
Não se apavore com sobras pois tudo pode ser servido no almoço do dia seguinte, basta ter alguns cuidados básicos, principalmente de higiene com os talheres que serão usados para servir os pratos e no caso das saladas não leva-las a mesa previamente temperadas.
Na hora de planejar as sobremesas, as frutas são indispensáveis.Você pode calcular umas três frutas por pessoa. No caso das uvas aumenta para 10 tranquilamente, Claro que você ainda tem a opção de fazer uma salada de frutas e servir com creme de leite ou sorvete !
Se forem cortadas como no caso do melão e melancia podem , no dia seguinte ou mesmo um bom suco.
Frutas nunca são problema elas jamais são perdidas.
Se fizer a opção por servir docinhos de festa , é bom calcular para cada convidado pelo menos uns 4 docinhos.
Já no caso de castanhas e frutas secas se não for servir mais nada calcule ao menos 150 gramas por pessoa.
No caso das tortas e pavês calcule pelo menos uma porção por pessoa para cada tipo de sobremesa.
E elas também podem ser reapresentadas no dia seguinte bastando alguns cuidados com sua apresentação.
Qualquer que seja o prato ou sobremesa a ser reapresentado ele deve passar por uma reciclagem para que não fique com aparência de sobra.
Use de criatividade sempre dá certo!
Para o panetone vai depender do que vai fazer com ele mas lembre-se se for servir cortado não pode passar de 8 pedaços para não ficar muito fino e quebradiço .
Depois de um jantar e da sobremesa dificilmente vão comer mais de um pedaço por pessoa , mas tenha sempre uma sobra pois panetone jamais será perdido!
Eles são excelentes opções de lanche e ainda podem ganha vida extra se torrados e bem guardados.
Outra questão importante que você deve estar preparado é para participantes de última hora.
Sempre pode aparecer quem não estava previsto.
E fica muito ruim faltar comida na mesa não é mesmo!
Reveja sua lista de convidados, cheque quem já confirmou presença, mesmo que ninguém tenha dito que vai levar algum acompanhante acrescente no mínimo mais 4 pessoas a sua lista, ou se você tem certeza que surpresas vão acontecer faça o cálculo para um número entre 15% e 30% a mais do número total de convidados.
Tenho certeza que dará tudo certo, não vai faltar nem sobrar exageradamente e muito provavelmente você não terá um trabalho maior no almoço do dia de Natal.
Creio que estas dicas não resolvem todas as dúvidas mas permitem uma boa noção da dinâmica da coisa toda.
Fotos:Reprodução Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário