terça-feira, 2 de novembro de 2010
Base para Suflês e Sugestão de Recheios
Suflês são deliciosos dão um verdadeiro prazer ao serem degustados, mas infelizmente não são muito fáceis de acertar. O problema não está na feitura, mas sim no assar e no sair do forno.
Assim eu recomendo se você quer fazer um suflê para convidados teste antes qualquer receita que for fazer não só para aprender a conhecer bem o seu forno, mas como o comportamento do suflê ao sair do forno.
Sem contar que os suflês tem que sair do forno direto para a mesa, não admitem qualquer tipo de espera.
É muito comum um suflê que está lindo no forno simplesmente murchar ao sair dele não que isso afete seu paladar, mas com certeza frustra qualquer um principalmente em se tratando de um jantar mais formal para convidados.
Agora não se desespere o suflê tem uma grande vantagem no momento que você aprende a dominar a base você pode criar um sem fim de receitas. Sua criatividade culinária será o seu limite!
Mas chega de rabiscos e vamos à receita base desse magnífico petisco!
Receita base de suflê:
Ingredientes:
02 ovos separados em claras e gemas
02 copos tipo americano de leite
01 copo americano de farinha de trigo
02 colheres de manteiga
01 colher de café de sal
Modo de fazer:
O primeiro passo é preparar o recheio que para esta receita deve ser de um prato raso de sobremesa. Ele tem que estar pronto antes para que ao terminar a base imediatamente se acrescente o recheio. Abaixo darei algumas sugestões simples de recheio.
Em uma tigela dissolva muito bem a farinha no leite sem deixar grumos e reserve.
Em um prato fundo bata as gemas com um garfo mesmo, para que elas tenham um rendimento melhor e reserve.Com a batedeira bata as claras em neve e reserve.
Feito tudo isso, em uma panela com antiaderente derreta a manteiga e depois junte o leite já com a farinha, se notar que tem qualquer grumo peneire o leite. Com o fogo ligado coloque as gemas previamente batidas e o sal. Mexa tudo sem parar para não empelotar.
Deixe ferver depois abaixe o fogo e cozinhe por mais 2 minutos.
Acrescente o recheio e por fim agregue delicadamente às claras em neve.
Despeje tudo em uma forma apropriada e untada que vai do forno a mesa leve para assar em forno médio (180 graus) , não abra o forno em menos de 30 minutos, acompanhe com a ajuda da luz do forno. O suflê vai crescer e quando estiver dourado retire.
Se você tiver formas individuais tipo essas de barro que servem os acompanhamentos de feijoada vale a pena assar porções individuais, fica lindo e chique!
Sugestão de Recheios:
O mais comum é o de queijo que pode ser feito com a mistura de parmesão, mussarela em tiras e queijo prato em tiras.
Pode fazer de milho verde, para isso retire todo o caldo da latinha e refogue o milho com salsinha, cebola, azeite e alho e acrescente depois de pronto uma colher de queijo ralado.
Fica bom com cenoura, que deve ser cozida e refogada da mesma forma que o milho acima, mas deve ser moída antes de agregar ao suflê.
Se gostar de espinafre também fica legal ele deve ser cozido bem temperado e bem picado.
Outra opção é o suflê de camarão que deve ser cozido e refogado e também temperado como já falamos e deve ser agregado picado ao suflê. Cabendo também fazer o suflê de peixe cozido, mas cuidado não pode ter espinhas!
Mas como eu disse no início em questão de recheio sua habilidade e imaginação são o limite.
Boa sorte e muito bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário